sábado, 31 de outubro de 2009

Gestar II
Escola Pólo Municipal de Ensino Fundamental Francisca Duran Costa.
Professora: Nair Alves Ferreira
Turma: 7º ano A e B

RELATÓRIO

Dei início à aula conversando com os alunos sobre os gêneros textuais, fazendo abordagem aos aspectos envolvidos no gênero tipo preditivo, e as diversas atividades que seriam desenvolvidas, e qual seria o objetivo a ser alcançado.
Distribui vários jornais no caderno de horóscopos e textos sobre previsão do tempo. Nessa etapa, os alunos conversaram sobre o que conheciam do gênero, falaram sobre o trabalho das cartomantes, o interesse nas previsões dos horóscopos, combinações entre signos e a importância das previsões do tempo etc.. A sala se mostrou interessada no assunto e houve a participação de todos.
Na segunda aula, formamos grupos para a produção escrita, e por em prática tudo que foi aprendido na aula anterior. Cada aluno fez uma previsão para o colega sem colocar o nome, em seguida foi realizada a leitura compartilhada de todas as produções e feita as correções.
Na terceira aula, recortamos cartolinas no tamanho de uma carta de baralho, e os textos foram reescritos nestes papeis. Houve um momento para representação, a aluna Fernanda se caracterizou fazendo papel de uma cartomante e cada aluno retirava uma carta e era lida sua previsão, sendo registrado esse momento com algumas fotos.


Segue algumas das previsões:
- Não olhe no espelho hoje, você pode quebrá-lo.
Preste mais atenção nos estudos e esqueça um pouco sua beleza, pois beleza não é tudo.

Aluno: Dhionatan Salvador Estevam 7º ano B

- Tente levar sua vida amorosa mais a sério, tem baixinho de olho gordo em seu amor e o feitiço pode virar contra o feiticeiro.
Nos estudos é melhor prestar mais atenção, no final pode receber uma bomba. Te cuida!

Aluno: Kaio da Silva Leal B

- Tenha cuidado com seus compromissos, você pode ter uma surpresa desagradável e ficar deprimido. Dê um basta na preguiça e sua vida mudará.

Aluno: Diego José Correia 7º A


-Você tem uma vida muito louca e agitada, deixa de estudar pra jogar vídeo-game, um chá de couro seco curtido, resolverá seu problema.
No amor tudo pode acontecer.

Aluno: César Souza Rosa 7º A

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Curso - Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Secretaria de Estado da Educação - SEDUC
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE
Rolim de Moura – RO





Nomes:
Claudia Maria B. Kalb
Franciane Paula de Castro
Suely Bim
Valdinéia Alves Martins
Unidade: 3 Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Turma: RLM 013
Professor Formador: Daniela Fontana Almenara
Atividade: 3

Planejando uma atividade usando Mídias Digitais

Titulo da Aula

Análise de texto de propaganda com relação à linguagem utilizada.

Publico alvo, alunos do 2º ano do Ensino Médio
Objetivo da aprendizagem

Fazer com que os alunos identifiquem os diversos tipos de linguagem e suas funções, além de reconhecer a que público se destina.

Duração das atividades

3 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios do aluno

Os alunos precisam conhecer os tipos de linguagem: formal e informal.
Os materiais publicados em nosso município como: folders, outdoors, folhetos, propaganda de rádio e televisão além de publicações locais de revistas e jornais.

Estratégia e recursos da aula

Para iniciar o trabalho sobre a linguagem de propaganda é necessário que o professor antecipe os conteúdos, ou seja, que instigue a fazer com que os alunos identifiquem os diversos tipos de linguagem e suas funções, além de reconhecer a que público se destina.
Levar a turma a pensar e a levantar hipóteses sobre o mesmo: se conhecem as formas de propaganda utilizada em nossa cidade; quais os usos mais comuns no dia a dia; quais são os assuntos, temas mais presentes nas propagandas que lêem, ouvem e assistem, além de relatar as quais mais gostam e o que consideram de maior impacto sobre o púbico alvo.
O passo seguinte é buscar focalizar a atenção dos aprendizes na organização da propaganda. O professor pode fazer perguntas e esperar que os aprendizes manuseiem o material buscando as respostas: Como ele é organizado? Há títulos (letras diferentes, maiores, coloridas etc.) que marcam alguma diferença?
Quando o professor retomar a palavra, após a exploração dos alunos, deverá chamar a atenção para a organização e para a divisão dos grupos para realização da atividade.
Será utilizado o laboratório de informática em que os alunos assistirão propagandas de TV regionais, ouvirão propagandas de rádio e terão acesso a fotos de outdoors, folders, folhetos do município.

Recursos completares
Vídeos, textos, áudio, imagens, blogs.
No segundo momento os mesmos acessarão aos seguintes sites exemplificando os diferentes tipos de linguagens:

http://www..radiorondonia.com
http://www.youtube.com/results?search_query=denis+faria&search_type=&aq=f
http://gestarolim-bonsdelingua.blogspot.com/2009_06_01_archive.html


Avaliação• Será realizada por meio das perguntas feitas pelo professor que observará se o grupo de alunos consegue identificar as finalidades, as funções da linguagem utilizada nas propagandas, a sua organização e o público a que se destina;
• O professor avaliará a capacidade de compreensão global do aluno em relação ao conteúdo.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ei11 não pode existir blogs!!

domingo, 18 de outubro de 2009

Olá
Sou a Professora Maria Amélia Felipe Ramos, e quero compartilhar uma experiência que tive com alunos do 9º ano da Escola Pólo Municipal de Ensino Fundamental José Veríssimo, trabalhando com Biografias que é o gênero de texto que conta a história da vida de alguém. (bio é vida, e grafia é escrita).
É uma mistura entre jornalismo, literatura e história, em que se relata e registra a história da vida de uma pessoa, enfatizando os principais fatos. É um gênero de
narrativa não-ficcional. Os fatos podem ser contados em ordem cronológica - isto é, do nascimento à morte, ou por temas (amores, derrotas, traumas etc). Não precisam ser, necessariamente, escritas. Podem ser filmes, peças de teatro etc.
Conhecer a
biografia de uma personalidade permite entender um pouco melhor o tempo em que ela viveu, o que a fez ser famosa, como alcançou o sucesso, atos que podem servir de exemplo, coisas que ela fez e que você jamais faria. Também pode ser interessante conhecer sua autobiografia.


Características da biografia:

Podemos afirmar que na biografia: os acontecimentos devem estar ordenados em seqüência temporal, ou seja, do mais antigo para o mais recente;
deve haver um trabalho prévio de seleção das informações, que possam ser consideradas relevantes para o leitor.
deve-se evitar julgamentos de valor, expressões adjetivas que indiquem a opinião do autor a respeito das informações que apresenta.

Para tanto, levantei os conhecimentos prévios dos alunos, e logo partimos para a pesquisa, onde relacionaram, compararam e reconheceram a relação entre informações num texto, ou entre diferentes textos.
Realizamos leitura de várias biografias, além de discutirmos sobre as mesmas, ficando eles capazes de perceber as informações implícitas no texto.
Após a realização da pesquisa e de construir por si só o que e como é o texto biografia, fomos ao laboratório de informática onde cada um produziu sua própria biografia e reproduziu biografias de escritores famosos.


Observe abaixo como foi a realização do trabalho:

A vida de Jonas Cavalcante Ferreira

Nasceu no Acre em 1966, veio para Rondônia ainda pequeno, junto com seus pais e seus 12 irmãos.Quando criança gostava de jogar bola, talvez por isso o motivo de ter tantas cicatrizes. Com 27 anos conheceu minha mãe, eles se casaram e tiveram 4 filhos. Começou a cursar Administração,mais acabou desistindo. Então começou a trabalhar de representante comercial, ganhou prêmios de melhor representante comercial da região norte, e até hoje trabalha nisso.Todos nós viemos para Rolim de Moura, mais nesse intervalo ele ficou doente, seus rins pararam de funcionar, então ele voltou para Porto Velho, cidade onde nós morávamos, pois em Rolim de Moura não tem tratamento para esse tipo de caso.Ele está até hoje em Porto Velho, lutando para conseguir um transplante de rins e nós aqui em Rolim de Moura, resando para que ele consiga o transplate para vir morar conosco.

Aluna: Maria Selhost 9º"B"