sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Curso - Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Secretaria de Estado da Educação - SEDUC
Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE
Rolim de Moura – RO





Nomes:
Claudia Maria B. Kalb
Franciane Paula de Castro
Suely Bim
Valdinéia Alves Martins
Unidade: 3 Prática Pedagógica e Mídias Digitais
Turma: RLM 013
Professor Formador: Daniela Fontana Almenara
Atividade: 3

Planejando uma atividade usando Mídias Digitais

Titulo da Aula

Análise de texto de propaganda com relação à linguagem utilizada.

Publico alvo, alunos do 2º ano do Ensino Médio
Objetivo da aprendizagem

Fazer com que os alunos identifiquem os diversos tipos de linguagem e suas funções, além de reconhecer a que público se destina.

Duração das atividades

3 aulas de 60 minutos

Conhecimentos prévios do aluno

Os alunos precisam conhecer os tipos de linguagem: formal e informal.
Os materiais publicados em nosso município como: folders, outdoors, folhetos, propaganda de rádio e televisão além de publicações locais de revistas e jornais.

Estratégia e recursos da aula

Para iniciar o trabalho sobre a linguagem de propaganda é necessário que o professor antecipe os conteúdos, ou seja, que instigue a fazer com que os alunos identifiquem os diversos tipos de linguagem e suas funções, além de reconhecer a que público se destina.
Levar a turma a pensar e a levantar hipóteses sobre o mesmo: se conhecem as formas de propaganda utilizada em nossa cidade; quais os usos mais comuns no dia a dia; quais são os assuntos, temas mais presentes nas propagandas que lêem, ouvem e assistem, além de relatar as quais mais gostam e o que consideram de maior impacto sobre o púbico alvo.
O passo seguinte é buscar focalizar a atenção dos aprendizes na organização da propaganda. O professor pode fazer perguntas e esperar que os aprendizes manuseiem o material buscando as respostas: Como ele é organizado? Há títulos (letras diferentes, maiores, coloridas etc.) que marcam alguma diferença?
Quando o professor retomar a palavra, após a exploração dos alunos, deverá chamar a atenção para a organização e para a divisão dos grupos para realização da atividade.
Será utilizado o laboratório de informática em que os alunos assistirão propagandas de TV regionais, ouvirão propagandas de rádio e terão acesso a fotos de outdoors, folders, folhetos do município.

Recursos completares
Vídeos, textos, áudio, imagens, blogs.
No segundo momento os mesmos acessarão aos seguintes sites exemplificando os diferentes tipos de linguagens:

http://www..radiorondonia.com
http://www.youtube.com/results?search_query=denis+faria&search_type=&aq=f
http://gestarolim-bonsdelingua.blogspot.com/2009_06_01_archive.html


Avaliação• Será realizada por meio das perguntas feitas pelo professor que observará se o grupo de alunos consegue identificar as finalidades, as funções da linguagem utilizada nas propagandas, a sua organização e o público a que se destina;
• O professor avaliará a capacidade de compreensão global do aluno em relação ao conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário