domingo, 18 de outubro de 2009

Olá
Sou a Professora Maria Amélia Felipe Ramos, e quero compartilhar uma experiência que tive com alunos do 9º ano da Escola Pólo Municipal de Ensino Fundamental José Veríssimo, trabalhando com Biografias que é o gênero de texto que conta a história da vida de alguém. (bio é vida, e grafia é escrita).
É uma mistura entre jornalismo, literatura e história, em que se relata e registra a história da vida de uma pessoa, enfatizando os principais fatos. É um gênero de
narrativa não-ficcional. Os fatos podem ser contados em ordem cronológica - isto é, do nascimento à morte, ou por temas (amores, derrotas, traumas etc). Não precisam ser, necessariamente, escritas. Podem ser filmes, peças de teatro etc.
Conhecer a
biografia de uma personalidade permite entender um pouco melhor o tempo em que ela viveu, o que a fez ser famosa, como alcançou o sucesso, atos que podem servir de exemplo, coisas que ela fez e que você jamais faria. Também pode ser interessante conhecer sua autobiografia.


Características da biografia:

Podemos afirmar que na biografia: os acontecimentos devem estar ordenados em seqüência temporal, ou seja, do mais antigo para o mais recente;
deve haver um trabalho prévio de seleção das informações, que possam ser consideradas relevantes para o leitor.
deve-se evitar julgamentos de valor, expressões adjetivas que indiquem a opinião do autor a respeito das informações que apresenta.

Para tanto, levantei os conhecimentos prévios dos alunos, e logo partimos para a pesquisa, onde relacionaram, compararam e reconheceram a relação entre informações num texto, ou entre diferentes textos.
Realizamos leitura de várias biografias, além de discutirmos sobre as mesmas, ficando eles capazes de perceber as informações implícitas no texto.
Após a realização da pesquisa e de construir por si só o que e como é o texto biografia, fomos ao laboratório de informática onde cada um produziu sua própria biografia e reproduziu biografias de escritores famosos.


Observe abaixo como foi a realização do trabalho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário