GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR
Relatório da oficina 2
No dia 23 de maio de 2009, às 7: 30 minutos, deu-se início a segunda oficina do programa GESTAR II, nas dependências do colégio Aluísio P. Ferreira, cujo tema em tela foi INTERTEXTUALIDADE.
Compareceram 27 professores das redes municipal e estadual de ensino.
Os passos seguidos para a execução da oficina foram os seguintes:
1- Mensagem de boas vindas (música Jesus salvador) 5min
2 Dinâmica para leitura de textos 15 min
3 Relato de experiência – avançando na prática .20min
4 Leitura do que é intertextualidade ( exemplos de intertextualidade
paráfrase, paródia,) data show e textos impressos. 30 min
5 Dinâmica para formação de grupos ( dança 2 3 5 9 12 9 6) 10 min
6 Distribuição de atividades (envelopes coloridos) 5 min
INTERVALO
7 Tempo para a resolução das atividades. 45 min
8 Apresentação das atividades. 1:00h
9 Planejamento da atividade da pg 101
10- sorteio para a apresentação da atividade da pg 101
11 - Dinâmica do ponto de vista
QUESTÕES PARA A OFICINA
1 – Ler, responder e apresentar o texto A Raposa e as Uvas. Pg 138
2 - Ler, responder e apresentar o texto O patinho realmente feio, pg 140
3 – Definir, apresentar e explicar o que é paráfrase, paródia, pastiche, epígrafe, referência, ref. bibliográfica, alusão. Pg 140 a 143. se tiver um exemplo, apresentar.
4 – planejar uma aula sobre o avançando na prática, da pagina 144 e aplicar para a turma.
5 – explicar e definir o que é PONTO DE VISTA . Responder as questões da página 147. apresentar.
6 – planejar uma aula sobre o avançando na prática da página 150 e aplicar para a turma. (relato de um texto conhecido, sob outro ponto de vista.)
Depois de concluídas as apresentações dos grupos, foram realizadas orientações sobre os trabalhos a serem aplicados em sala (avançando na prática) e acerca dos relatórios a serem entregues na próxima oficina.
Encerramento do Programa Pró-letramento
Há 11 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário