quinta-feira, 16 de julho de 2009

oficina 3

essa foi uma das oficinas que a turma mais gostou. O tema (tipos e gêneros textuais) é muito solicitado nessa nova proposta para melhorar a educação.
Relatório da oficina 3

GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR

No dia 27 de junho de 2009, às 8:00 h , deu-se início a terceira oficina do programa GESTAR II, nas dependências do colégio Aluísio P. Ferreira cujo tema, tratado na TP3, versa sobre gêneros e tipos textuais .
Compareceram 23 professores da rede estadual de ensino. Os professores cursistas da rede municipal não compareceram por motivo de greve na repartição.
Os passos seguidos para a execução da oficina foram os seguintes:

1 – Mensagem de boas vindas (professores apaixonados)

2 – dinâmica (ler o texto até o fim)

3 – Relatos de experiência sobre as atividades sugeridas pelo programa GESTAR e aplicadas em sala pelos cursistas. Nesta oficina foi relatada a experiência da professora Valdinéia, que trabalhou o tópico Intertextualidade.

4 – introdução ao tema : gêneros textuais, com apresentação de slides ( trazidos da oficina realizada em Porto Velho, durante o curso de formação. Profª Aya).

5 –leitura e discussão sobre a a unidade 1 do TP3

6 – Dinâmica para formação de grupos (classes gramaticais):
foram distribuídas frases para os cursistas com palavras destacadas em negrito. A sugestão foi a de se agruparem de acordo com a função gramatical que a palavra destacada exercia na frase. Por exemplo: substantivos com valor de adjetivos; adjetivos uniformes; verbos defectivos; advérbios de tempo; locução adverbial.

7 –divisão do trabalho em grupos na seguinte proposta:

Grupo 1 - atividade 6 – pg 28 (competência sociocomunicativa)
Grupo 2 - atividade 7 – pg 31 (organização textual)
Grupo 3 - atividade 8 – pg 34 (classificando gêneros textuais)
Grupo 4 – atividade 9 – pg 37 (identificando gêneros textuais)
Grupo 5 – atividade 10 – pg 38 ( identificando gêneros textuais)

8 – tempo para elaboração dos trabalhos


INTERVALO

9 – apresentação de trabalhos : os grupos apresentaram os trabalhos de acordo com a ordem de sorteio; a metodologia de apresentação seguiu-se mais na forma de discussões e participação de todos os grupos. Ao grupo sorteado cabia conduzir e mediar as discussões.

10 – atividade : transposição textual ( texto : A casa ). A partir de um texto-base, criar novas modalidades de gênero, como classificados, poemas, anúncios, etc.

11 – orientações de atividades para o cursista trabalhar com seus alunos.

12 – solicitação de tarefas referentes à unidade 10 da tp 3.
Importante relatar que o tema tratado na unidade 1 da TP3 – tipos e gêneros textuais – despertou grande interesse entre os cursistas. Tipologia textual é um tópico já bem conhecido pelos profissionais da educação que trabalham com o ensino da língua, porém a modalidade gênero ainda suscita dúvidas e requer maiores conhecimentos para que possa ser trabalhada com propriedade e contribuir para desenvolver habilidades lingüísticas no educando. Tais dúvidas decorrem da característica mutável do gênero, que pode causar certa confusão quanto à sua classificação. Muito bem vinda, então, a abordagem trazida pelo programa Gestar, que aborda o tema de maneira a esclarecer e orientar o professor cursista no seu trabalho junto a seus alunos.
Durante a oficina, os professores cursitas expuseram suas dúvidas, levantaram discussões, sugeriram propostas de trabalho, realizaram atividades práticas, entre outras conversas relevantes acerca do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário