domingo, 26 de julho de 2009

Seqüência de atividades referente a Texto Instrucional

Eu sou Professora de Língua Portuguesa, me chamo Maria Amélia Felipe Ramos e trabalho na Escola pólo Municipal de Ensino Fundamental José Veríssimo.A mesma está localizada em Rondônia no Município de Rolim de Moura.
Recentemente trabalhei com uma seqüência de atividades sobre TEXTO INSTRUCIONAL,onde apresentei aos alunos dos 8º anos, este novo portador de textos, pesquisamos sobre a estrutura textual da receita, vimos sobre seu conceito e discutimos sobre sua ordenação, onde as partes são:ingredientes e modo de fazer.
Em casa os alunos vivenciaram o preparo de algumas receitas, onde a partir da observação , houve valorização dos alimentos por parte dos alunos e a necessidade de ter boa higiene no preparo dos mesmos.
De acordo com pesquisas realizadas, eles perceberam que um texto instrucional não se traduz apenas numa receita culinária.
Tive como parceiro o laboratório de informática, pois é necessário dar condições para que os alunos se familiarizem com as mais recentes descobertas no terreno das novas tecnologias, abrindo-lhes horizontes que lhes possibilitem caminhar nesse novo mundo.À medida que forem fazendo descobertas, ir-se-ão estimulando, cada vez mais, na busca de novos conhecimentos, já que terão no computador uma fonte inesgotável de saber..Nesse intuito selecionamos as receitas e os alunos foram para o laboratório de informática onde confeccionaram um livro de receitas culinárias. E também eles digitaram outras receitas instrucionais.
Posteriormente,cada um trouxe sua receita pronta e realizamos uma confraternização, onde nos deliciamos com as comidas realizadas pelos mesmos, e neste dia fizemos a entrega do livro produzido.

Umas das receitas culinárias foi :


Bolo de Brevidade

Ingredientes:
03 ovos
01 copo de açúcar
03 copos de polvilho doce
01 pitada de sal

Modo de fazer:
Bata as claras em neve coloque as gemas, o açúcar, o sal e bata bastante.Depois coloque o polvilho. Asse em forma untada até ficar dourado.
Aluno: João Pedro

Nenhum comentário:

Postar um comentário